A Semana Santa

terça-feira, 3 de abril de 2012



É o conjunto dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus, tornado Homem, para martírio da Cruz e na vitória sobre a morte, oferecer a todos os homens a graça da Salvação,

Domingo de Ramos - dá início à Semana Santa e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus, com esse gesto, portanto levamos ramos durante a procissão, os cristãos de hoje manifestam sua fé em Jesus como Rei e Senhor. A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos e matos proclamando: “Hosana ao Filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor” (Lc 19,38- Mt 21,9)

Quinta-Feira Santa - Desejoso de deixar aos homens um sinal da sua presença antes de morrer, instituiu a eucaristia, onde destacamos 2 grandes acontecimentos:
Benção dos Santos Óleos – Pois na quinta-feira foi o último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal. São abençoados os óleos: do Crisma (mistura de Bálsamo+Óleo) significa a plenitude do Espírito Santo.
Óleo dos Catecúmenos – Que são os que se preparam para receber o Batismo, onde significa a libertação do mal. Óleo dos Enfermos – Significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença.
Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava-Pés – Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado TRÍDUO PASCALe comemora a Última Ceia, na qual Jesus na noite em que vai ser entregue ofereceu a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores. Nesta Missa faz-se, portanto a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a Missa ocorre o Lava-Pés, que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos.

Sexta-Feira Santa – Celebramos a paixão e morte de Jesus Cristo, O silêncio, o jejum e a oração, devem marcar este dia, que não deve ser vivido como clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor, que morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna. Às 15 horas, horário em que Jesus foi morto, é celebrada a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor onde ocorre a Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística, depois deste momento não há mais Comunhão Eucarística até que seja realizada a celebração da Páscoa no Sábado Santo.

Sábado Santo – Ou Sábado de Aleluia, a principal celebração de nossa Igreja é a Vigília Pascal que se inicia no Sábado Santo em memória da noite santa da ressurreição gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte. Cinco elementos compõe a liturgia da Vigília Pascal: a benção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e por fim, a Liturgia Eucarística.

Domingo de Páscoa – A palavra Páscoa vem do hebreu (Peseach) que significa “passagem”, onde era vivamente comemorada pelos judeus do Antigo Testamento. Jesus condenado a morte na cruz e sepultado, ressuscitou 3 dias após, num Domingo logo depois da Páscoa Judaica. A Ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central de nossa fé e o mais importante pois Ele prova que a morte não é o fim, e que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus.

Vamos viver esta Semana Santa com bastante intensidade e proclamar estas verdades da nossa vida cristã! A Equipe Para Jesus deseja a todos uma Feliz Páscoa!

1 comentários:

  1. Seus trabalhos são muito bons, seu dom é precioso... Parabéns!!!